Ingresso das mulheres nas forças armadas

A Via Educacional abraça o outubro rosa!
Parabéns às mulheres integrantes das fileiras das Forças Armadas!
FAB:
A FAB possui o maior número de militares do sexo feminino em seu efetivo, cerca de 9.820 mulheres, segundo dados do Ministério da Defesa de 2015. A Aeronáutica também foi a primeira das Forças a abrir espaço para a atuação das mulheres na atividade fim da instituição.


Em 2003, a Força Aérea recebeu as primeiras mulheres para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores. O ingresso feminino na academia no Quadro de Oficiais Intendentes foi autorizado em 1995.

Marinha:
A Marinha abriu em 1980 espaço para oficiais mulheres quando a legislação permitiu a admissão do sexo feminino na Força, elas começaram integrando um corpo auxiliar com participação limitada em cargos terrestres. Já em 1995 e 1996 as oficiais mulheres tiveram acesso aos corpos de saúde e engenharia. Em 1997, houve uma reestruturação dos quadros de oficias abrindo uma grande área de atuação para elas, que as levaram a ter a primeira Oficial General brasileira

  marinha-promove-primeira-mulher-oficial-general-das-forcas-armadas

A Marinha possui 7.975 mulheres em seu efetivo, de acordo com dados de 2015.

Exército
Em 1992, a Escola de Formação Complementar do Exército (ESFCEx), localizada em Salvador (BA), formou a primeira turma de oficiais. Após quatro anos, o espaço para a atuação feminina foi ampliado com a instituição do Serviço Militar Feminino Voluntário para médicas, farmacêuticas, dentistas, veterinárias e enfermeiras (MFDV). Em seguida, em 1996, o Instituto Militar de Engenharia (IME) recebeu as primeiras mulheres no quadro de engenheiros militares. Este ano as primeiras mulheres ingressam na carreira de oficial combatente do Exército.


primeiras-mulheres-ingressam-na-carreira-de-oficial-combatente-do-exercito

A presença das mulheres na Força Terrestre subiu de 6.466 em 2012 para 8.101 em 2015.

Posted in Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *